segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Cadeia e justiça

Olá,

Hoje vou escrever sobre os presídios e dar a minha visão sobre quem deve efetivamente ser preso.

Primeiramente, digo que acredito que JUSTIÇA significa amor e caridade. Muitos possuem uma visão distorcida de justiça. Não se faz justiça com sentimento de ódio e vingança no coração.

Poucos sabem que muitos que estão presos não deveriam lá estar. Prender e manter presas pessoas desnecessariamente gera uma inútil e cruel superlotação dos presídios, um agravamento das lesões aos direitos humanos e gastos de dinheiro público. É um absurdo!

Muitas pessoas são presas e espancadas injustamente pela polícia sem terem cometido crimes ou após o cometimento de crimes insignificantes.

"X" foi preso e espancado gravemente pela polícia sob a acausação de tentativa de furto quando na verdade nada tentou furtar. Ele não é bandido e somente teve um surto de esquizofrenia.

Ele foi considerado desaparecido pela família e ficou 2 meses preso sem qualquer defesa. A família só soube após 2 meses quando finalmente "X" pode ter uma defesa. Ele recebeu a liberdade provisória rapidamente.

Infelizmente, muitos que estão superlotando os presídios e gerando gastos desnecessários do poder público, são pessoas inocentes ou que poderiam obter rapidamente uma liberdade provisória se tivessem rápida e eficaz defesa. Muitas famílias desconhecem que seus parentes estão presos ou sabem e não possuem meios de contratar um advogado.

A Defensoria Pública é muito combativa e possui excelentes defensores públicos no Estado de São Paulo. Todavia, no momento só há 400 defensores. É realmente um absurdo! Não há defensores suficientes para ajudar tantos presos. É preciso urgentemente que se aumente o número de defensores públicos. Os pobres não podem continuar sofrendo tanto.

Outro absurdo é a nossa lei se preocupar muito com os crimes contra o patrimônio e pouco com os crimes contra a administração pública. É muito injusto uma pessoa ser presa porque furtou um cd, por exemplo, e tantos homens públicos e empresários ricos ficarem soltos e na maioria das vezes serem absolvidos de crimes como corrupção, lavagem de dinheiro, quadrilha, peculato, prevaricação, tráfico de influência, etc.

Porque só os pobres ficam presos??? Porque tanta violência por parte da polícia e do Estado??? Porque tratar os presos como animais? Nem os animais merecem tratamento tão degradante.

Repito, muitos presos deveriam estar soltos, pois não são perigosos, não atentam contra a ordem pública. Muitos são inocentes e não possuem defesa adequada.

"X" felizmente foi solto e eu estava lá naquele momento. Ele é inocente de verdade. Que alegria eu senti em fazer o bem ao conseguir a liberdade provisória dele. Ele saiu da prisão com camiseta, bermuda e com chinelos, sendo um de cada cor. Quando finalmente ele trocou de roupa, ele disse: "agora eu me sinto um ser humano". Na cadeia ninguem se sente um ser humano, pois assim os presos não são tratados.

É preciso que se evite ao máximo prender e manter presas pessoas inocentes ou que cometeram pequenos delitos, principalmente se forem primárias e de bons antecedentes.

Vou mais além, na minha opinião, somente os criminosos que cometeram crimes graves e que realmente atentam contra a ordem pública e a paz social deveriam ser e ficar presos. Os demais, jamais deveriam ser presos. Sou totalmente a favor das penas alternativas como a prestação de serviços à comunidade.

É preciso uma mudança de mentalidade. A cadeia não é pra qualquer um. Lá só deve ficar quem realmente causa um perigo para a sociedade independentemente do crime.

Acredito na justiça divina e no arrependimento que o espírito sente, na dor interna gerada pela culpa decorrente dos maus atos. Acredito na lei da ação e da reação e espero que um dia o nosso planeta seja mais humano e menos vingativo. Tenhamos compaixão por esses irmãos que não sabem o que fazem.

Daremos, aos grandes criminosos que atentam contra a ordem pública, nossas vibrações de amor e reforma íntima, além de uma condição carcerária mais propícia às suas regenerações. Que eles estudem e trabalhem na cadeia. Que tenham oportunidades concretas de se regenerar. Que a corrupção acabe, que os celulares nos presídios acabem.

Além disso, é preciso que se de aos egressos, bem como àqueles que ainda estão sendo processados, oportunidades de emprego.
É triste ver essas pessoas marginalizadas pela sociedade e em grandes dificuldades financeiras por falta de emprego.

Nessa época de transição no nosso planeta, é momento de mudarmos nossa visão e aumentarmos nossa compaixão, elevarmos nossa moral. AMAR E PERDOAR...Verbos que realmente devemos praticar! Não nos esqueçamos da oração que Jesus nos ensinou (Pai Nosso): "PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TENHA OFENDIDO". Todos querem ser perdoados de suas faltas, mas poucos perdoam. Pensemos nisso!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário